A Seara do trigo

CAO e CRAIPA

O CRAIPAA é uma estrutura especializada com a finalidade de promover a informação, a avaliação, a investigação e a intervenção em matéria de produtos de apoio, acessibilidade e comunicação aumentativa e alternativa, destinados a pessoas com necessidades especiais devido a deficiência e/ou incapacidade permanente ou temporária.

Possui produtos de apoio de acesso ao computador, soluções de comunicação aumentativa e alternativa, produtos de apoio à alimentação e preparação de alimentos, produtos de apoio à higiene e cuidados pessoais, entre outros. Estes produtos encontram-se disponíveis para empréstimo.

CAO (Castilho)

A Associação Seara do Trigo sita no Solar da Arquinha, na Rua do contador n.º 71, na freguesia de S. Sebastião, no concelho de Ponta Delgada.

As suas instalações encontram-se sedeadas no antigo Palácio da Família Canavarro. No decorrer da sua história atravessou por várias designações, embora todas com o fim de proporcionar a qualidade de vida à pessoa com deficiência e às suas famílias. Assim, no dia 20 de Junho de 1968 foi inaugurado o Centro de Educação Especial dos Açores.Em 1969, a 4 de Junho, na Secretaria Notarial de Ponta Delgada, foi adquirido pelo Sr. Rogério Gamboa de Melo Cabral para a Instituição Rainha Santa Isabel, com a finalidade de responder à problemática de crianças e jovens deficientes, como consta da escritura registada na Conservatória de Ponta Delgada, sob os n.º17360 afls. 60 do L.º B-54 e31079 afls. 182 V.º do L.º B-88, passando, assim, para Centro de Educação Especial dos Açores, ficando como Director o Dr. José Guerreiro de Almeida. A opção pelo modelo de escola inclusiva, que consiste com os objectivos da Declaração de Salamanca, levou à extinção das instituições especializadas e à integração dos seus alunos e recursos nas escolas do ensino regular.

No dia 17 de Setembro de 2001, reuniu-se pela 1.ª vez, a Comissão Instaladora da Associação Seara do Trigo para iniciar o processo de inscrição no 1.º Cartório da Secretaria Notarial de Ponta Delgada. No dia 8 de Outubro de 2001, efectuou-se a escritura pública da Associação Seara do Trigo para pessoas com deficiência do Concelho de Ponta Delgada, no referido cartório. A 30 de Novembro de 2001, no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores III Série – Número 22, foi publicado a constituição da Associação Seara do Trigo.

Com a resolução n.º 15/2002 de 10 de Janeiro de 2002, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional dos Açores “autoriza a cedência, a título precário e gratuito, de parte do imóvel sito à Rua do Contador,71 a73,em Ponta Delgada, à Associação Seara do Trigo para fins de apoio a pessoas portadoras de deficiência”.Depois de várias obras de melhoramento, as instalações da Associação Seara do Trigo foram inauguradas, no dia 3 de Junho de 2003, pelo Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César e o presidente da Direcção, Dr. Humberto Policarpo.

Residência (Valados)

A valência Lar Residencial é uma resposta social destinada ao acolhimento de pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a dezasseis anos, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no meio familiar. Pretende-se que seja uma solução de complementaridade ou de alternativa à situação familiar que contribua para a autonomia, valorização pessoal e desenvolvimento de competências do cliente. O Lar Residencial tem como objectivos gerais:

- Contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos residentes;
- Promover estratégias de reforço da auto-estima pessoal e da capacidade para a organização das actividade de vida diária;
- Promover ou manter a funcionalidade e autonomia do residente.

A nossa Missão

A Associação Seara do Trigo tem como missão potencializar e desenvolver o perfil psicossocial de cada cliente no respeito pela sua autodeterminação, individualização e inclusão pessoal e social, mantendo-os ativos, interessados, ocupados e úteis.

valores

Respeito

Representa a inviolabilidade da integridade física, psicológica e moral, bem como, a preservação da identidade, da imagem, das autonomias, dos valores individuais, das ideias próprias, das escolhas, crenças, espaços e objetivos pessoais. É um valor primordial e ativo, de todos para todos.

Confidencialidade

Guardar sigilo relativamente a factos e informações de índole pessoal e organizacional de modo a preservar a imagem da instituição e a integridade dos seus intervenientes.

Profissionalismo / responsabilidade

Trata-se de cumprir, com o maior empenho e disciplina, as funções, tarefas e responsabilidades atribuídas, em todos os momentos de atividade, exercendo-as com grande qualidade humana, técnica e pedagógica, procurando atualizar e aperfeiçoar continuamente as suas competências profissionais, como condição do sucesso pessoal e da Organização.

Lealdade

É o respeito pelas hierarquias, agindo com sinceridade e honestidade para com todos os intervenientes, conferindo credibilidade à Organização.

Integridade

Zelar pela utilização racional dos recursos humanos e materiais da Instituição procurando não usá-los em proveito próprio ou de terceiros.

Espírito de Equipa

É a pertença a um grupo de trabalho, reforçado pela confiança,respeito mútuo e o importante contributo de todo o grupo, para se atingirem objetivos comuns.

Optimismo

Encontrar e desenvolver, a cada momento, os pontos positivos para além da adversidade, de modo, a criar um ambiente contagiante de entusiasmo,alegria e esperança no futuro.

2019 Seara do Trigo, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: